AQUEÇA! NÃO ALONGUE ANTES DA SUA AULA DE BALLET!
- Jean Coll

- 29 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de dez. de 2024
Isso mesmo! Não faça alongamentos estáticos antes da aula ou ensaio do ballet!
O aquecimento serve como uma sinalização ao corpo do bailarino dizendo que em breve ele começará a dançar de forma intensa e irá recrutar músculos e articulações! Para isso, é necessário aumentar a quantidade de sangue circulante no corpo para que as trocas gasosas sejam feitas em uma velocidade maior e os tecidos recebam todo o aporte necessário para executar a atividade.
É preciso aumentar a frequência cardíaca para que a velocidade do sangue também aumente e, com isso, leve mais oxigênio para onde precisa, aumentando o metabolismo local.
Não podemos esquecer de preparar também as nossas articulações, estimulando a produção do líquido específico (líquido sinovial) que as mantém lubrificada para a atividade. Esse estímulo é feito através do mesmo aquecimento destinado aos músculos, pois o lubrificante articular é estimulado pelo movimento.
Então, para acordar nosso corpo é necessário aumentar a circulação sanguínea e a frequência cardíaca, lubrificar as articulações e despertar os músculos para o movimento.
Portanto, NÃO ALONGUE de forma estática antes da sua aula de ballet ou ensaio, pois o alongamento promove relaxamento dos músculos e do corpo em geral e isso não deixará seu corpo preparado, a fim de evitar lesões e obter a melhor execução, pois ele estará completamente relaxado.
Começou a suar? Sentiu que o corpo ficou quente? Corpo quente = aquecimento!
Pronto! Já pode fazer a sua aula!



Comentários